Artigos

sábado, 19 de fevereiro de 2011

CRIAÇÕES DE DEUS: O UNIVERSO (O SOL, A LUA E AS ESTRELAS)


COMO O UNIVERSO SE FORMOU?


ocê sabe o que é o Universo? É um espaço sem fim com todas as coisas que ele contém - a Terra, o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas. Mesmo que você ande milhões de quilômetros, não encontrará o fim. Na verdade você só estará encontrando o começo do espaço, porque o espaço é imensamente grande para ser descrito.
A Terra está neste espaço sem limites. Junto com a Terra, estão o Sol, a Lua e as milhares de estrelas que existem no espaço.
Então, como todas estas coisas foram formadas? Como surgiu o Sol? Ou, como a nossa Terra surgiu?
Há dois tipos de respostas para estas perguntas. Uma está certa, e a outra está errada: a que responde de acordo com a revelação de Deus, e a que responde de acordo com a teoria da evolução. Na próxima página vamos primeiro mostrar a você a resposta errada e depois a certa.
A RESPOSTA ERRADA:
Aqueles que respondem incorretamente dizem: O Universo sempre existiu, e surgiu por si mesmo. Isto é, muitas substâncias se juntaram por si mesmas, por acaso, para formar o Sol, as estrelas, a Terra, os mares, árvores, rios e montanhas.
Você não acha que este pensamento não tem lógica? Se um amigo seu lhe disser algo assim: "Eu coloquei um pouco de terra, umas pedras e um pouquinho de água numa caixa grande, esperei alguns anos, e então surgiu um computador de dentro desta caixa", você acreditaria nele? Provavelmente você pensaria que o seu amigo está brincando, mentindo ou ficando maluco.
Os evolucionistas contam abertamente uma estória inacreditável como esta. Um computador não pode formar-se por si mesmo como resultado de alguma coincidência. Primeiro, alguém planeja como deve ser um computador e decide quais componentes deverão ser usados. Então, em grandes indústrias, engenheiros, técnicos e centenas de trabalhadores se reúnem e usam imensas máquinas para fabricar o computador. Isto mostra que quando você vê um computador você sabe que ele não surgiu por si mesmo. Não é óbvio que pessoas inteligentes fizeram o computador?
O Sol, a Terra e outros planetas são muito maiores que um computador. Então, se há pessoas que fizeram os computadores, tem de haver um poder maior que criou o Sol, a Terra, a Lua e as estrelas.

A RESPOSTA CERTA:

Se um amigo seu pusesse um pouco de terra, pedras e um pouco de água dentro de uma caixa e então dissesse que depois de esperar por alguns anos, um computador surgiria da caixa, você não daria risada disso?

Você compreendeu qual é a resposta certa? Deus é o Criador do Sol, da Terra, dos planetas e estrelas. Todas as coisas no Universo são perfeitas e ordenadas. É assim porque Deus criou o Universo, e colocou cada coisa em seu lugar.
COMO DEUS CRIOU O UNIVERSO?
Os cientistas fizeram uma importante descoberta em anos recentes. Esta descoberta importante foi que, antes de o Universo ser formado, não havia nada mais. Não havia terra, ar, água e não havia estrelas; nem mesmo o espaço.
Dentro deste imenso vazio, havia um pequeno ponto, tão pequeno que era difícil enxergá-lo. Muitas partículas estavam comprimidas dentro deste ponto. Então em dado momento este ponto explodiu. Quando explodiu, todas as partículas que estavam comprimidas dentro, voaram. Depois disto porções de partículas se juntaram e formaram primeiro os átomos, depois, destes átomos formaram-se as estrelas, o nosso Sol, a Terra e os outros planetas. Os cientistas chamam esta explosão de "Big Bang".
Aqui você precisa pensar numa coisa muito importante. Vamos imaginar que você ponha peças de um quebra-cabeça, ao acaso, dentro de um balão. Depois você enche o balão com ar e de repente você o estoura. Isto quer dizer que o balão "big bangueou" ...
O que acontece com as peças do quebra-cabeça que você colocou dentro do balão? Estas peças podem cair no meio da sua sala formando uma vila bonita, um aeroporto, alguma coisa que você nem saiba manejar? Ou as peças se espalhariam a esmo por toda a sala? Com certeza elas se espalhariam a esmo por toda a sala. Você precisaria juntar as peças para então formar um aeroporto ou uma casa.
Deus é o autor do "Big Bang", o organizador das partículas que se espalharam no espaço depois do "Big Bang". Juntando tudo isto, ele é também o criador do Sol, da Terra, dos planetas e estrelas. Quando Deus quis fazer alguma coisa, Ele deu a ordem "faça-se" e assim se fez. Deus é superior e onipotente. Seu poder é suficiente para qualquer coisa. Quando ele quer alguma coisa, Ele pode criá-la imediatamente.
Deus, através de Sua revelação escrita, traz até nós a Si mesmo e a Sua criação, para podermos responder corretamente a cada questão. Por exemplo, quando perguntamos "Como Deus criou todas as coisas?" Deus responde: "Ele é o Criador dos céus e da Terra ... Ele criou todas as coisas e Ele sabe todas as coisas". (Surat al-An'am: 101). ["No princípio criou Deus os céus e a Terra" (Gênesis 1:1)]
DEUS CRIOU A TERRA PARA NÓS
Foi Deus quem criou a Terra, o Sol, as estrelas e a Lua. Então, como todos os seres viventes surgiram? Imagine um enorme planeta com seus animais, sem plantas ou insetos.
A Terra foi adornada com muitos detalhes para que os seres vivos pudessem viver. Foi Deus quem deu à Terra todos estes detalhes. De outro modo, nenhum de nós seria capaz de viver, nem você nem seus pais, e na verdade, nenhum de seus amigos estaria aqui.

"Ele, Deus, é o Criador dos Céus e da Terra ..." (Surat ash-Shura:11)
Vamos considerar como Deus criou a Terra para que os seres vivos pudessem sobreviver.
1. Pense ... Como todas as coisas no Universo são tão ordenadas. O Sol foi colocado na posição exata de onde ele pode aquecer-nos e nos dar a luz ao mesmo tempo. Se não houvesse Sol, não haveria nem um ser vivo na Terra. Nem nós, nem os animais, nem qualquer criatura conseguiria viver.
2. Deus também colocou a Terra na distância certa do Sol. Se a Terra estivesse um pouco mais próxima do Sol, o calor a queimaria e não conseguiríamos viver. Se a Terra estivesse um pouco mais distante do Sol, então o gelo cobriria a Terra e novamente poucos seres seriam capazes de viver. Esta é uma das razões porque não há vida em outros planetas: eles estão ou muito perto, ou muito longe do Sol.
Você acha que isto é possível?

Você está brincando na praia e de repente grandes ondas se aproximam. Então você vai rapidamente para casa.
Quando volta para a praia depois de algumas horas, você vê um incrível espetáculo. Lá na areia está um maravilhoso castelo de areia. As recentes ondas grandes não poderiam ter formado este castelo "por acaso". É impossível que uma construção tão esmerada tenha se formado por acaso, e da mesma maneira é impossível que os seres vivos tenham se formado por acaso.

3. Como você sabe, os seres vivos precisam respirar para viver. Nós precisamos do oxigênio do ar para respirarmos. Existe no ar exatamente a quantidade certa de oxigênio que os seres humanos precisam para respirar. Se fosse um pouquinho mais ou um pouquinho menos, nem nós nem os animais, nem as plantas sobreviveriam, porque, como já dissemos, nós precisamos respirar para viver. Por isso nós precisamos de oxigênio.
4. Uma das coisas mais importantes para a nossa sobrevivência é a água. Os organismos não podem viver sem água. Por essa razão Deus criou algumas partes da Terra com água. Três quartos da superfície da Terra estão cobertos por água. Entretanto, não há água em nenhum outro planeta, nem há água na Lua que você vê de noite. As coisas essenciais para a vida estão na Terra.
Muitas coisas na Terra tornam possível a nossa vida. Se apenas uma destas coisas não acontecesse, nenhum ser vivo restaria na Terra. Então, será que milhares destas coisas teriam acontecido espontaneamente e formado um lugar assim como a Terra? É claro que não. Nem mesmo um desses eventos poderia acontecer por acaso. Deus criou a Terra para os seres humanos. E por causa disso a Terra é o lugar mais apropriado para nós.
Você pode dar o seguinte exemplo para aqueles que dizem que a Terra e todo o Universo se formaram por acaso. Digamos que você está brincando numa praia e vê grandes ondas se aproximando, e então você vai para casa. Quando volta para a praia, depois de algumas horas, você então vê um incrível espetáculo. Na praia está uma cidade maravilhosa feita de areia: há casas, hospitais, aeroportos e ônibus. Também há figuras humanas. Você pergunta a um amigo que está passando, se ele sabe como aquilo aconteceu. Se ele respondesse: "Penso que aquelas grandes ondas que chegaram na praia formaram isto", o que você pensaria? Você não suspeitaria que seu amigo imaginou aquilo, ou riria pensando que ele deveria estar brincando, ou tenha ficado doido?
É impossível que as ondas tenham formado uma cidade de areia tão perfeita, por coincidência. É obvio que alguém que entende da construção de cidades, tenha vindo, construído a cidade e tenha ido embora.
No entanto, algumas pessoas - muito embora sejam professores ou cientistas - aceitam idéias tão ridículas. Eles não diriam: "As ondas formaram a cidade feita de areia", mas eles diriam que "pequenas partículas de matéria, chamadas átomos, se juntaram por acaso e formaram o Sol, as estrelas e a Terra, tudo por si mesmo. Isto porque estas pessoas não gostariam de dizer que Deus criou todas as coisas. Elas defendem um erro por não crerem naquilo que é correto.

O ESCUDO PROTETOR QUE ENVOLVE A TERRA: A ATMOSFERA
Meteoritos são rochas provenientes de outros planetas, ou material remanescente de corpos celestes. Eles ficam no espaço e, de tempos em tempos podem cair na superfície dos planetas causando grandes danos. Mas, porque Deus envolveu nosso planeta com um escudo protetor, os meteoritos não são perigosos para nós.

Você sabe que a cada dia caem muitos meteoritos na Terra?

A atmosfera circunda a Terra como um escudo protetor. Graças à atmosfera, nós estamos protegidos de muitas ameaças, sem nem mesmo sabermos.

Quando os meteoritos caem nos planetas, fazem crateras gigantescas, mas quando caem na Terra não causam muitos danos.
Então, como os meteoritos causam grandes danos na superfície de outros planetas e não na Terra?
A razão disso é porque a Terra está envolvida pela atmosfera, que circunda o nosso planeta como um escudo protetor. Um meteorito que entra na atmosfera diminui de tamanho através da combustão. Quando ele está bem próximo da superfície da Terra, fica ainda bem menor. Por isso, o meteorito fica bem pequeno ou diminui até desaparecer completamente na hora de se chocar com a superfície da Terra, não nos causando dano.
A atmosfera não só nos protege do perigo dos meteoritos, mas também absorve os raios nocivos do Sol. E novamente, se esses raios conseguissem chegar até a superfície da Terra, teria sido impossível os seres vivos sobreviverem.
Os dois exemplos que mencionamos aqui são mais do que suficientes para mostrar-nos que a atmosfera não é alguma coisa que apareceu por acaso. Deus, com seu cuidado sem fim pelos seres vivos na Terra, pelo Seu eterno poder criou a atmosfera, e com ela nos protege dos perigos.
OS ÁTOMOS PENSAM?
Como nós explicamos antes, depois do "Big Bang" surgiram partículas que se juntaram em ÁTOMOS. Bem, você sabe o que é um átomo?
Vamos primeiro explicar para você como é um átomo. Podemos comparar o átomo a uma bolinha de gude, mas tão pequena que você não pode vê-la.
Agora, olhe em volta de você. Todas as coisas que você vê, na verdade são feitas destas bolinhas que se chamam átomo. A cadeira na qual você está sentado, o livro em sua mão, sua mãe, seu professor na escola, a televisão que você assiste, as maçãs, melões, e os chocolates na cozinha, seu animalzinho de estimação, a água, as flores no jardim, seus brinquedos e todo seu corpo, tudo é feito de átomos. Como explicamos antes, as estrelas e sóis que enfeitam o Universo e o mundo em que vivemos, também são formados de átomos, assim como você. Em todos os lugares onde você vai, e em toda a parte, existem átomos.
Você não pode ver essas pequeninas coisas que chamamos de átomo, porque são menores do que você pode imaginar. Os átomos são tão pequenos que mesmo com os maiores microscópios não é possível ver nenhum deles. Para ser capaz de compreender o quão pequeno é o átomo, veja este exemplo:
Imagine que você tem uma chave na sua mão. Sem dúvida é impossível ver os átomos que formam a chave.
Mas se você disser, "eu preciso ver estes átomos", então você precisa visualizar a chave como se fosse do tamanho da Terra. Se você conseguir imaginar uma chave do tamanho do Mundo, então imagine que cada átomo da chave seria do tamanho de uma cereja, e assim você poderia ver o átomo.
Bem, como os átomos teriam se juntado depois do "Big Bang"? Os átomos não têm vida. Eles não têm nenhuma memória ou qualquer inteligência. Eles não podem dizer, por exemplo, "Venham, vamos nos juntar e formar uma estrela" ou "Vamos ficar juntinhos e formar a Terra". Nós podemos usar sempre o seguinte exemplo: Já mencionamos um jogo de quebra-cabeça. As peças deste jogo não têm vida e, como os átomos, elas não podem tomar decisões. Se você espalhar as peças, elas não têm capacidade para pensar: "Bem, vamos nos juntar e formar um castelo, ou um ser humano"!
Então vamos perguntar de novo: "Como surgiram todas as estrelas e planetas, seres humanos e animais, que são formados por átomos? Se os átomos não tomaram a decisão, então quem os colocou juntos?
É lógico que nada à nossa volta pode ocorrer por coincidência. Deus é quem juntou os átomos. Deus criou a vastidão do espaço, os planetas, as estrelas, a Terra, os animais, plantas e os seres humanos, todos formados de átomos.

COMO OS SERES HUMANOS SÃO FORMADOS DE ÁTOMOS?
Nós dissemos que os átomos se juntam para formar os seres humanos, mas, é claro, você deve estar imaginando "como isto pode acontecer?" Primeiro, os átomos se juntam para formar CÉLULAS. Novamente estamos aprendendo algo novo: então, o que é uma célula?
O corpo de todos os organismos vivos é feito de células. Mesmo que as células não sejam tão pequenas como os átomos, elas são, ainda, muito pequenas e não podemos vê-las a olho nu. Podemos explicar o seu tamanho tão pequeno com o seguinte exemplo: Se nós juntarmos umas 10.000 células, poderemos ver alguma coisa do tamanho da cabeça de um alfinete. Por isso não podemos vê-las. Mas as células são os tijolos da construção dos seres humanos, das formigas, gatos, rosas, árvores, e todos os outros organismos vivos em sua volta. Você mesmo é formado por trilhões de células.
E de onde vieram esses trilhões de células?
Olhe para o seu irmão: há dois anos atrás ele não era assim, então de repente ele apareceu e vagarosamente começou a crescer. Como este acontecimento maravilhoso ocorreu?
Seu irmão surgiu de uma simples célula no abdômen da sua mãe. Mas esta simples célula estava guardando dentro dela muitas informações importantes. Todas as informações que fizeram seu irmão como ele é estão guardadas nesta célula: a cor dos seus olhos, a cor dos cabelos, sua altura, etc.
Então esta célula cresceu um pouco e começou a se dividir. Primeiro, dividiu-se em duas. Entretanto, neste momento aconteceu uma coisa que você vai achar muito interessante:
A informação na célula não se dividiu ao meio, mas a mesma informação foi duplicada para cada célula. Depois disso, as células continuaram a se dividir e a mesma duplicação de informação aconteceu em todas elas, resultando em muitas células com a mesma informação. Assim, estas se dividiram em outras, e outras se dividiram em outras. Isto continuou acontecendo até milhões de células estarem formadas.
Enquanto isto estava acontecendo, alguma coisa que você nunca adivinharia estava acontecendo!
Estas células, apesar de terem as mesmas informações, começaram a fazer tarefas diferentes. Algumas delas foram formar a pele do seu irmão. Algumas outras formaram os músculos, e outras ainda formaram o esqueleto, e outras formaram os neurônios no cérebro.
Enquanto as células continuaram a se multiplicar, o grupo de células que era quase como uma bola, começou a tomar forma. Como você pode ver nas figuras na parte de cima da página, primeiro se formou a cabeça do bebê, depois seus bracinhos e então as perninhas. As células continuaram crescendo e dividindo-se, e depois de 9 meses elas formaram um bebê completo. Você viu o bebê pela primeira vez quando ele "nasceu".
Todas as coisas que dissemos até agora podem surpreendê-lo. Você provavelmente tenha pensado por que as células tomam tarefas diferentes ou como elas são capazes de combinar-se numa forma tão ordenada. Deus é quem faz tudo isto. As células são pequeninas e não podemos vê-las a olho nu. Como os átomos, é impossível para as células tomarem decisões como a de se juntarem para formar um ser humano. É absurdo pensar também que seu irmão ou outro ser humano foram feitos de células que se juntaram por coincidência.
Deus, o Criador de tudo, criou todos os seres humanos perfeitos e Ele diz às pessoas para pensarem sobre isso, em Sua revelação escrita:
"Não se recorda o homem de que anteriormente, quando não era nada, Nós o criamos? (Surah Maryam:67)
["Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado... Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra". (Salmo 139:113-114)]
Você, como o seu irmão e todas as outras criaturas, começaram a surgir partindo de uma pequena célula, continuaram a crescer até se tornarem uma pessoa completa. Agora mesmo, você está vivendo uma vida agradável neste mundo. Você deve tudo isto a Deus. Deus mostrou muito amor dando a você muitas bênçãos. Então, nunca esqueça de agradecer ao nosso Deus Criador.






SERÁ O UNIVERSO CRIAÇÃO DE DEUS?


"Os céus declaram a glória de Deus; e a expansão está contando o trabalho de suas mãos. (Salmo 19,1)"
Certa vez um astronauta observando a espetacular vista da Terra de sua espaçonave que circundava a lua disse:
"No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gn 1,1).
Mas será mesmo que todo o universo é criação de Deus?
Ou ainda possamos nos referir a uma outra pergunta intrisicamente ligada a esta:
Será que Deus existe?
Muitos cientistas tem desafiado a humanidade a cerca da existência de Deus, e por consequência a teoria criacionista do universo.
Não havendo um Criador, a vida então teria começado aleatóriamente, isto é, por acaso.
Para que a vida viesse a existir de alguma forma, as corretas substâncias químicas teriam de se ter combinado nas quantidades certas, sob a correta temperatura e pressão, além de outras variáveis que insidem sobre todo este processo, e tudo ainda teria de ter sido mantido pelo correto espaço de tempo.
Mas isto ainda não é tudo.
Para que a vida começasse e fosse sustentada na terra, esses acontecimentos casuais teriam de se ter repetido milhares de vezes.
E qual é a probabilidade de um único evento assim acontecer?
Os químicos admitem que probabilidade dos átomos e as moléculas apropriados se combinarem para formar uma única molécula de proteína é de 1 em 10113.
A matemática nos garante que tudo que tenha menos que 1 em 1050 de probabilidade de ocorrer, é descartado como impossível.
Para a vida é necessário muito mais que um molécula de proteína.
São necessárias aproximadamente 2000 diferentes proteínas apenas para uma única célula manter sua atividade, e a probabilidade de todas de que todas elas ocorram ao acaso é 1 em 1040.000.
O respeitado perito em foguetes espaciais Dr. Wernher von Braun declarou que:
"As leis naturais do universo são tão precisas que não temos dificuldade alguma em construir uma espaçonave para voar à lua, e podemos cronometrar o vôo com a precisão de uma fração de segundo. Estas leis devem ter sido estabelecidas por alguém."
Os cientistas estudando o mundo físico, das microscópicas partículas subatômicas às vastas galáxias, descobriram que todos os fenômenos naturais conhecidos parecem seguir certas leis básicas.
Em outras palavras, eles constataram que existe uma lógica e ordem em tudo o que ocorre no universo.
O renomado professor de física Paul Davies escreveu na revista New Scientist:
"Poucos são os cientistas que não se impressionam com a quase inconcebível simplicidade e elegância dessas leis."
O que mais chama a atenção em relação a estas leis físicas, é que há nelas certos fatores cujos valores têm de ser fixados com precisão, para que, o universo tal como conhecemos exista.
Entre estes fatores fundamentais, está a unidade de carga elétrica sobre o próton, as massas de certas partículas fundamentais e a constante universal da gravitação, de Newton, comumente referida pela letra G.
Sobre isto, o professor Paul Davies prossegue:
"Até mesmo mínimas variações nos valores de algumas delas alteraria drásticamente a aparência do Universo. Por exemplo, Freeman Dyson frisou que, se a força entre os núcleos (prótons e nêutrons) fosse apenas alguns por cento mais forte, o Universo ficaria sem hidrogênio. Estrelas como o Sol, para não mencionar a água, talvez não existissem. A vida pelo menos como conhecemos, seria impossível. Brandon Carter mostrou que mudanças mínimas na G transformariam todas as estrelas em gigantes azuis ou anãs vermelhas, com consequências igualmente funestas sobre a vida."
Isto mostra claramente que o universo é um projeto concebido por uma inteligência muito superior à nossa. O que mostra também a existência de um Criador, que está acima de toda a sua criação, tendo sob Suas mãos todo o governo do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Guarulhos, São Paulo, Brazil
Este espaço tem por objetivo levar em pauta as aulas realizadas nos encontros dos país, nossos filhos(as) seguem´para suas respectivas aulas e nos os país nos reunimos com o mesmo afim, estudar, debater, buscando nos esclarecer e auxiliar nossos filhos dentro do tema abordado no dia. Buscamos orienta-los com clareza e seriedade, ajudando-os(as) a ter mais paz e serenidade, equilibrio e fé, para assim crescerem transformando seus espaços e somando à realização de um mundo melhor.************************************** CENTRO ESPÍRITA JESUS É O CAMINHO